10 animações fantásticas para adultos

animações

Olá, leitoras do Teka Tecla, tudo bem? Aqui, mais uma vez, quem escreve é o Gui Guimarães (da página Claquette) e hoje vamos falar de 10 animações fantásticas para adultos

É difícil conhecer alguém que não tenha crescido assistindo a desenhos clássicos de estúdios renomados, como a Walt Disney e a 20th Century Fox. Geralmente, quando se fala em desenhos animados, pensamos em histórias para crianças. E não é errado pensar assim, até porque histórias contadas de uma forma mais lúdica têm mais chances de serem absorvidas pelos pequenos. Contudo, existe um universo imenso (e inexplorado) de animações feitas para adultos que abordam temas e assuntos mais pesados e complexos.

Na maioria das vezes, esses filmes possuem roteiros que poderiam até ser rodados com atores reais, mas acabam ganhando maior profundidade e efeito dramático por serem produzidos exatamente dessa forma: como uma animação, feita seja por desenhos em 2D ou explorando outras técnicas audiovisuais, como o stop motion. Um aspecto que, pra mim, é bastante interessante de ser observado. Então, sem mais delongas, eis a minha listinha de 10 animações fantásticas para adultos. Espero que apreciem as obras.

10 – “Paprika” (Satoshi Kon/2006)

10

Sinopse: Num futuro próximo, o Dr. Tokita inventa um poderoso aparelho chamado DC-Mini, que torna possível o acesso aos sonhos das pessoas. Sua colega, a Dra. Atsuko Chiba, psicoterapeuta e pesquisadora de ponta, desenvolve um tratamento psiquiátrico revolucionário a partir do aparelho. Mas, antes de seu uso ser sancionado pelo governo, o DC-Mini é roubado. Quando vários dos pesquisadores do laboratório começam a enlouquecer e a sonhar em estado de vigília, Atsuko assume seu alter-ego, Paprika, a bela “detetive de sonhos”, para mergulhar no mundo do inconsciente e descobrir quem está por trás da tragédia.

9 – “Persépolis” (Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud/2007)

9
Sinopse: Marjane Satrapi é uma garota iraniana de 8 anos que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se comportar dali em diante. Os acontecimentos transformam a vida da garotinha e a incentiva a se tornar uma revolucionária.

8 – “Anomalisa” (Charlie Kaufman e Duke Johnson/2015)

8
Sinopse: Michael Stone é um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Cincinnati. Ele segue do aeroporto direto para o hotel, onde entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar. A iniciativa não dá certo, mas Michael logo se insinua para duas jovens que foram ao local justamente para ver a palestra que ele dará no dia seguinte. É quando ele conhece Lisa, por quem se apaixona.

7 – “Chico & Rita” (Fernando Trueba, Javier Mariscal e Tono Errando/2010)

7

Sinopse: O filme conta a história de um jovem pianista cubano chamado Chico e uma bela cantora com uma voz extraordinária, chamada Rita. Um romance ardente e um desejo musical os une, mas sua jornada – na tradição da balada latina, o bolero – traz dor e tormento. De Havana para Nova York, Paris, Hollywood e Las Vegas, duas pessoas apaixonadas batalham contra as impossíveis probabilidades de se unir na música e no amor.

6 – “Túmulo dos Vagalumes” (Isao Takahata/1988)

6
Sinopse: Setsuko e Seita – que vivem no Japão durante a época da Segunda Guerra – após tornarem-se órfãos por causa do conflito (sua mãe morreu e seu pai está desaparecido), vão parar na casa de parentes. As coisas pioram quando acabam tendo que ir viver em um abrigo no meio do mato. Quando Setsuko, a irmãzinha caçula, adoece gravemente, seu irmão deve se virar para conseguir ajuda para a menina, mas os tempos são difíceis e mesmo um pouco de comida pode ser difícil encontrar.

5 – “O Homem Duplo” (Richard Linklater/2006)

5

Sinopse: Num futuro próximo, a guerra do governo norte-americano contra as drogas se juntou à guerra ao terror. Numa sociedade cada vez mais policiada foi desenvolvido um novo sistema de disfarce, sob o qual trabalha o policial Bob Arctor. Enquanto investiga seus amigos mais próximos, ele acaba recebendo ordens para investigar sua própria vida e embarca num estranho pesadelo, no qual identidades e lealdade não parecem mais ter um sentido claro.

4 – “Waking Life” (Richard Linklater/2001)

4
Sinopse: Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas. O filme passeia por um mundo imaginário, onde conversas filosóficas sobre o sentido da vida se misturam com cenas absurdas do inconsciente. Primeira incursão do diretor na rotoscopia digital, animação que “pinta” os atores e cenários reais, incluindo novas cores e texturas.

3 – “O Congresso Futurista” (Ari Folman/2013)

3
Sinopse: Uma atriz desempregada, lidando com a velhice e o descaso dos grandes estúdios cinematográficos, aceita um último trabalho – entretanto, as consequências de sua decisão irão afetá-la de uma maneira que ela jamais poderia ter previsto.

2 – “A Viagem de Chihiro” (Hayao Miyazaki/2001)

2

Sinopse: Chihiro é uma garota de 10 anos que acredita que todo o universo deve atender aos seus caprichos. Após saber, por meio de seus pais, que mudarão de cidade ela fica furiosa e não se preocupa em disfarçar sua revolta. Em meio a lembranças de seus amigos que ficaram para trás, a garotinha percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade. Os eventos que sucedem são tão fantásticos quanto alucinantes e surpreendentes. Mas a jornada de Chihiro está apenas começando.

1 – “Mary & Max: Uma Amizade Diferente” (Adam Elliot/2009)

1
Sinopse: Uma história de amizade entre duas pessoas muito diferentes: Mary Dinkle, uma menina gordinha e solitária, de oito anos, que vive no subúrbio de Melbourne, e Max Horovitz, um homem de 44 anos, obeso e judeu que possui Síndrome de Asperger, em Nova York. Alcançando 20 anos e 2 continentes, a amizade de Mary e Max sobrevive muito além dos altos e baixos da vida. O filme é uma viagem que explora a amizade de maneiras tão sutis quanto complexas, abarcando temas como o autismo, o alcoolismo, a confiança, diferenças religiosas e muito mais.

Espero que gostem das indicações. Por hoje é só. Até a próxima! :D

Pode ser que você também goste:

20 Comentários

  • Reply Paula Marcondes 18 de novembro de 2016 at 14:54

    Olá, tudo bem? Seu post é bem interessante. Sou o tipo de pessoa que detesta animação, porém algumas sinopses me chamaram bastante atenção a ponto de eu marcar o nome do filme para procurar. Então agradeço por compartilhar conosco.

  • Reply Emanuelly Amorim Suhett 18 de novembro de 2016 at 15:00

    Que post maravilhoso! Não tenho muito costume, não sei o porque, por falta de tempo ver esse tipo de coisa. Mas eu amo animação, e algumas sinopsias me chamaram muito atenção, e já até anotei aqui para depois ver com mais calma. Sucesso, arrasou nas indicações.
    Esteticando-se

  • Reply Jessica Fava 18 de novembro de 2016 at 15:05

    Adoro animação, mas realmente nunca tinha procurado essas para o público adulto, confesso que fiquei intrigada com algumas histórias, com vontade de assistir! Adorei o post porque foi uma “novidade” pra mim, uma dica perfeita! Com certeza vou procurar alguns que vi por aqui pra assitir!

  • Reply Nicole 18 de novembro de 2016 at 15:10

    Olaar. Gosto de animações mas esses que vc escreveu nao conheco. Adorei as sinopses deu vontade de baixar para assistir!

  • Reply Camila 18 de novembro de 2016 at 15:39

    Adoro animações, mas vou te confessar que só assisti as infantis. Já tinha ouvido falar da Viagem de Chihiro e Waking Life, mas nunca assisti. Depois desse post, acho que vou dar uma chance e assistir.
    Bjs!

  • Reply Beatriz Simone Da Silva Stellet 18 de novembro de 2016 at 15:53

    Sou mega apaixonada por animações e confesso que nunca tinha visto nenhuma dessas, mas adorei <3 Tive uma curiosidade em particular por dois dos títulos, "túmulo de vagalumes" e " a viagem de chihiro". Vou procurar para ver! Estou super in love com esse seu post <3
    Beijão!

  • Reply Bluelline 18 de novembro de 2016 at 16:00

    Sou daquelas que adoro uma animação, porém infantil mesmo – sim pode rir haha – nunca tinha visto nenhum desses, achei bem interessante a história de Mary e Max.

    Beijos

  • Reply Maicon Costa 18 de novembro de 2016 at 16:55

    O único que eu conheço dessa lista toda é a Viagem de Chihiro.
    O restante nunca ouvi falar, mas já me despertou uma curiosidade enorme aqui.
    Adorei suas indicações e vou assistir assim que puder.
    Muito sucesso!
    Abraço, Maicon.

    http://www.maiconac.blogspot.com.br

  • Reply Thainá Christine 18 de novembro de 2016 at 17:20

    Olá!
    Adorei a lista! Já conheço, e amo, alguns que foram citados, e os outros já encaixei na listinha para assistir em breve. Estou muito ansiosa para assistir Anomalisa, lembro que quando saiu o trailer me empolgou bastante.

    http://sonhandoatravesdepalavras.blogspot.com.br/

  • Reply alana zoz 18 de novembro de 2016 at 17:57

    Gui, eu não conheço nenhuma destas animações, mas eu já anotei alguns nomes pra mim assistir em breve. Dos títulos Túmulo dos Vagalumes foi o que mais me chamou atenção. PArabéns pelo ocnteúdo diferente.

  • Reply Renata Tavares 21 de novembro de 2016 at 18:57

    Nossa!! Vou procurar para assistir, desses eu só conheço A viagem de Chihiro, e eu adoro, meu filho adorou.

  • Reply Ediana 21 de novembro de 2016 at 19:03

    Estava lendo o post e pensando “poxa é isso mesmo produção? Não assisti a nenhuma dessas animações?” Mas A Viagem de Chijiro apareceu no final do 2• tempo. Rs
    Amei o post e percebi que tenho muito para colocar em dia!.
    http://www.enrolados.blog.br

  • Reply Claudirene 21 de novembro de 2016 at 19:17

    OIiiiee
    algumas sinopses chamaram minha atenção
    porem acho q assistiria mesmo as animações para crianças
    eu amo animação
    parabens pela postagem

  • Reply Suzane 21 de novembro de 2016 at 19:36

    Cara que sensacional. Eu nao conhecia essas animações para adultos e eu estou apaixonada. Ja me deu vontade de assistir Anomalisa e Tumulo dos Vagalumes. Parabens, amei muito ❤️

  • Reply Stephanie 21 de novembro de 2016 at 19:42

    Adorei o post ! Mesmo não gostando de animações , eu me interessei por algumas sinopses , e irei até vê .
    Sucesso , beijos !!!

  • Reply Evee 21 de novembro de 2016 at 19:43

    Eu amo animações e já assisti a alguns da lista, mas eu tenho um amor especial por Persépolis. Li o livro na faculdade e me apaixonei pela história e a forma como foi contada. Quando saiu o filme, fiquei ainda mais encantada!
    Amei o post!! Beijos,

  • Reply Tarsila Martins 1 de dezembro de 2016 at 22:10

    Acredita que eu ainda não assisti nenhuma dessas animações? E olhe que eu amo animações! Vou guardar esse link, pretendo assistir todas. Sou louca para assistir Mary & Max: Uma Amizade Diferente, já ouvi falar demais dela.
    Beijos!
    http://www.tarsilamartins.com/

  • Reply Lolla 2 de dezembro de 2016 at 19:46

    Nossa, eu nunca ouvi falar de nenhuma dessas animações! Mas já quero assistir todas! Sério, amo animações assim <3

    Beijos.

  • Reply Ludmila 10 de dezembro de 2016 at 17:43

    Vi três da lista e gostei muito! Vou salvar essa lista pra ver todos porque parecem muito bons. <3
    Ótimo post.

    Beijos*

  • Reply Amanda Querobino Cordeiro 9 de fevereiro de 2017 at 23:51

    Olá!
    Curti muito as indicações, eu e meu namorado curtimos muito cinema alternativo pra assistir foram ótimas indicações!
    Cara, chorei um rio quando assisti Tumulo dos Vagalumes, pqp hhahaha desculpe a linguagem mas é uma animação tao complexa!
    To louca pra ver Paprika parece ótimo!
    Bjs!

  • Deixe o seu comentário