Dicas para conseguir estágio em Publicidade

agencia-de-marketing

Oi gente, tudo bem? Como vocês sabem (ou ainda não! hahaha), faço faculdade de Publicidade e Propaganda e já estou no último ano. No momento estou no terceiro estágio e vejo muitos amigos e pessoas em grupos do Facebook em busca de trabalho também, porque além de ser uma área super concorrida, estamos passando por um momento de crise no Brasil. Então, é claro que você tem que se destacar na entrevista, no currículo e nas suas habilidades para garantir uma boa vaga.

Como muitas pessoas me perguntam sobre estágio, publicidade, currículo, cursos e outros assuntos da área, resolvi criar esse post com a intenção de ajudar os universitários que estão em busca do seu primeiro estágio e ainda não tem muita experiência na área.

1- Faça um currículo criativo

Já ouviram falar que a primeira impressão é a que fica né? E dessa vez não é diferente! Para impressionar, crie um currículo criativo, pois sabemos que a criatividade faz parte da área da comunicação.
Não podemos fazer um currículo simples no Word e achar que estamos arrasando! Muitas vezes, as pessoas podem ser excelentes, ter experiência, vários cursos, mas se o currículo não tiver um bom layout, vão te ignorar.
Se você não sabe nem por onde começar, coloca no Google “Currículo Criativo”, “Currículo de Publicidade” que você encontrará várias referências para se inspirar!

curriculo-criativo-dica

2- Faça cursos e aprimore-se

Não adianta ter um currículo com o layout MARAVILHOSO e não ter conteúdo né? E olha: NUNCA ESCREVA MENTIRAS NO CURRÍCULO! Pior do que mentir, é ser contratado e a pessoa perceber que você “não é fluente no inglês”, “não sabe mexer no excel”, “não sabe editar uma foto no Photoshop” e no currículo estar: fluente, excelente, entre outros…
Procure sempre cursos para se aprimorar na área que deseja trabalhar. Sabemos que a publicidade é muito ampla e se você já sabe a área que deseja atuar, fica mais fácil. Procure fazer cursos na área! Se você não tem dinheiro no momento para bancar, saiba que existem vários cursos gratuitos e mais acessíveis na internet.

Dicas de site para fazer cursos: Learncafe, Buzzero Prime Cursos

3- Procure as empresas que têm vagas

Depois de fazer cursos e ter um currículo bom: é hora de enviar e_mail para as vagas. Se você não sabe onde encontrar vagas de Publicidade, minha dica é entrar em grupos de Facebook, pois sempre tem várias empresas publicando vagas em diversas áreas e alguma você vai se identificar. Outros sites que são otimos também: Wall Jobs e Trampos. Quando for enviar o e_mail, não esqueça de se apresentar e colocar o currículo em anexo.

Grupos de Facebook:
Vagas Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda)
Vagas Marketing, Publicidade e Comunicação
Vagas Publicidade

4- Entrevista agendada: pesquisa sobre a empresa/agência

Quando marcarem uma entrevista, procure saber mais informações sobre o lugar! Se for uma agência de publicidade, procure os clientes que já trabalharam, o que costumam fazer (se é uma agência digital/de guerrilha, entre outros tipos). E claro: confirme para qual vaga você está indo fazer a entrevista para não passar vergonha comentando algo desagradável.
Vá preparado! Já fui em entrevistas que demoraram 3 horas porque era dinâmica em grupo, já fiz algumas que não demoraram nem 10 minutos, já tive que preencher um questionário gigante que me senti numa prova do ENEM, entre outros vários exemplos.

agencia-dica

Espero que vocês tenham gostado das dicas que também podem servir para outras áreas de trabalho :) E não se esqueça: envie mais de 50 e_mails por dia, se possível. Muitas empresas vão te ignorar e isso é “normal”. Não crie expectativas! Sempre vá em busca de novos contatos e não desista, afinal: ninguém disse que seria fácil.

Desejo boa sorte para todos que estão em busca de um trabalho  Compartilhe mais dicas nos comentários e conte sua experiência com entrevistas também!

Pode ser que você também goste:

28 Comentários

  • Reply Victoria Andrade 1 de maio de 2017 at 20:46

    Eu quero fazer publicidade também, mal posso esperar para começar! E eu sou uma pessoa ansiosa então, eu nem entrei ainda e já penso em estágios, cursos e etc. Seu post é muito útil, obrigada por fazer! Fav e tô seguindo para ficar por dentro de mais coisas sobre essa área.
    Skyscrapers

    • Reply Sthefani Monteiro 4 de maio de 2017 at 09:38

      Ai que legal Victoria, eu adoro o curso <3 Espero que você se identifique também!
      Boa sorte e sucesso :)

  • Reply Emily Ferreira 1 de maio de 2017 at 20:54

    Eu NUNCA tinha ouvida falar em currículo personalizado, até achava que era errado e que o correto era aqueles currículos “chatos” do word, esses que você mostrou são incríveis!
    Beijos

    • Reply Sthefani Monteiro 2 de maio de 2017 at 17:25

      Isso depende da área que você atua… Áreas da comunicação acho importante ter um currículo criativo :)

      Beijos!

  • Reply Cliscia Ramos 1 de maio de 2017 at 20:55

    Otimas dicas !
    Principalmente envie mais de 50 emails por dia , cômico porém trágico rs. Aumenta a chance de ser notado né.
    Sobre o currículo criativo gostei das inspirações
    Ótimo post.
    Beijos

    • Reply Sthefani Monteiro 4 de maio de 2017 at 09:40

      Sim, realmente, temos que ser notados! haha
      Obrigada, beijos e sucesso!

  • Reply Heloísa 1 de maio de 2017 at 21:04

    Gostei das dicas! E a dica de se informar sobre a empresa, acho muito válida para qualquer área, inclusive não só vagas de estágio, mas também empregos fixos.
    Parabéns pelo post.

    • Reply Sthefani Monteiro 2 de maio de 2017 at 17:24

      Realmente Helóisa, acho que é o básico para qualquer entrevista.
      Obrigada :)

  • Reply Vitória Bruscato 1 de maio de 2017 at 21:15

    Achei suas dicas super úteis, tanto pra quem está procurando estágio em publicidade, tanto para outras áreas também! Sempre vejo o pessoal falando que é importante fazer pesquisas sobre o lugar onde você vai fazer entrevista e não colocar mentiras no currículo, né? Eu AMO esses modelos de currículos criativos! Um mais lindo que o outro!

    • Reply Sthefani Monteiro 2 de maio de 2017 at 17:24

      Acho que o básico é procurar mais informações sobre o lugar onde você vai né? :)
      Os currículos criativos realmente são lindos <3

  • Reply Marisa 1 de maio de 2017 at 21:27

    Oi Sthefani, ótimas dicas, principalmente a primeira (imagina um estudante de publicidade não ser criativo no próprio currículo?)
    As outras dicas são úteis não só para a área de publicidade mas outras áreas também, principalmente o aperfeiçoamento através de cursos e aprimoramento.

    • Reply Sthefani Monteiro 2 de maio de 2017 at 17:22

      Realmente Marisa, têm dicas que servem para qualquer área :)

  • Reply Milena 1 de maio de 2017 at 23:58

    Meu deus isso salvou minha vida, sou estudante de publicidade e to doida atrás de estágio hahah amei o post e todas as dicas, faz mais!!!!

    • Reply Sthefani Monteiro 2 de maio de 2017 at 17:22

      Eba Milena, fico feliz em ter ajudado <3
      Boa sorte e sucesso!

  • Reply Gislaine 2 de maio de 2017 at 10:46

    Eu amei essa postagem! Não curso publicidade, mas acho que algumas dicas servem pras áreas em geral, não é? Só não sei se a do currículo criativo cairia bem em todos os cenários – será? Já salvei os sites de cursos gratuitos que você separou porque se tem uma coisa que eu amo é curso de internet!

    • Reply Sthefani Monteiro 2 de maio de 2017 at 17:21

      Sim Gislaine, tem dicas que todos podemos usar!
      Sobre o currículo criativo, acho que não se encaixa para áreas que não sejam de comunicação.
      Eu adoro cursos também <3 hahaha

  • Reply Nathalia 3 de maio de 2017 at 13:00

    Adorei o texto! Ótimas dicas <3

    • Reply Sthefani Monteiro 4 de maio de 2017 at 09:26

      Que bom que gostou Nat <3

  • Reply Kimberly Camfield 4 de maio de 2017 at 20:41

    Oi Sthefani, tudo bem? Então, eu não curso publicidade, mas acho que algumas de suas dicas servem para as mais diversas áreas, incluindo moda (o meu curso). De todas, acho que a principal é se aprimorar em alguma coisa. No meu curso por exemplo, aprendi a mexer em uma infinidade de softwares, mas tenho conhecimento avançado em bem poucos. Por isso, no meu currículo sempre sou sincera com o nível de conhecimento e familiaridade que tenho (se é bom, intermediário, avançado,…). E acho que o mesmo vale para os idiomas. Por exemplo, segundo o meu certificado do curso de inglês, eu seria fluente/avançado, porque concluí todos os semestres com A ou B, mas eu não me considero fluente. Até porque pra chegar a esse nível, só morando mais de um mês em um país que fale esse idioma.

    Beijos, adorei as dicas.

  • Reply Flávia Oliveira 4 de maio de 2017 at 21:29

    Me formei em Publicidade o ano passado e posso dizer realmente que está muito complicado atuar na área. Para quem ainda está cursando, vale a dica de aproveitar ao máximo enquanto pode estagiar porque para os formados, a situação está bem mais apertada.

    Ótimo post”

  • Reply Bruna Morgan 4 de maio de 2017 at 22:06

    Creio que as suas dicas abrangem outras áreas criativas, além de publicidade. Amei tudo o que disse, e realmente esses currículos personalizados se destacam muito!

    • Reply Sthefani Monteiro 10 de maio de 2017 at 10:30

      Que bom que gostou Bruna, espero que te ajude <3

  • Reply Kelly Mathies 5 de maio de 2017 at 10:54

    Buscar uma vaga, principalmente na área de comunicação, é muito concorrido e complicado. Lembro que minha primeira entrevista durou mais de meia hora e a mulher quase não me perguntou nada, ficou apenas fazendo anotações e vendo o que poderia me questionar. A segunda, da qual hoje trabalho, foi bem mais tranquila. O negócio é não ter medo do entrevistador nem da empresa em si. Ir segura de si, com confiança e com um currículo bem bacaninha <3 No pinterest tem uns modelos incríveis pra download.

  • Reply Rubyane Santos 5 de maio de 2017 at 17:57

    Ótimas dicas! Mesmo para quem não está procurando emprego na área de publicidade (tipo eu) as dicas são úteis. Vou até favoritas o post aqui haha ♥

  • Reply Ana Carolina Domingues 5 de maio de 2017 at 18:57

    Que post legal, vou mostrar para o meu primo que iniciou a faculdade em publicidade e propaganda

    • Reply Sthefani Monteiro 10 de maio de 2017 at 10:28

      Obrigaada Ana, espero que ajude ele :)

  • Reply Tatiana Castro 5 de maio de 2017 at 21:04

    Oi, Teka!
    Realmente , saber para qual área está montando o CV. Publicidade permite uma criatividade maior, mas em outras o CV direto e reto é melhor visto pelo RH. Sei disso, pois é estudado em psicologia.

    Beijos!
    Gatita&Cia.

    • Reply Sthefani Monteiro 10 de maio de 2017 at 10:29

      Realmente Tati, essa forma de currículo é bem vista apenas na área de comunicação :)

      Beijos!

    Deixe o seu comentário