Dicas para Fotografar

Esse é um dos assuntos do qual recebo mais perguntas, então resolvi criar esse post. Na hora de fotografar devemos ter alguns cuidados e claro que tem alguns truques para que as fotos não saiam repetitivas. Sempre me interessei muito por foto, e com a faculdade aprendi muita coisa e com o tempo fui pegando o jeito. Não é difícil, é questão de prática e de gosto.  A iluminação conta bastante, muitas fotos nem precisam de efeito. Então vamos as dicas!

Untitled
 .

1) Saia do comum: Esqueça os lugares mais visitados e cheios de turistas. Explore a região e busque locais menos conhecidos – eles podem ser tão ou mais legais que os outros.

2) Olho no detalhe: Faça fotos de pequenos detalhes e procure ângulos diferentes, inusitados. Por exemplo, ao invés de colocar sua amiga bem no centro da foto, enquadre apenas seu sorriso, seu olhar, suas mãos, seu cabelo, e deixe o fundo desfocado.

3) Flores e insetos: Sempre dão fotos legais. Mas existe um truque: use o modo “macro” da sua câmera, aquele que é representado por uma flor, para conseguir se aproximar sem perder o foco.

:) | Flickr - Photo Sharing!

4) Na praia: Frases, pegadas ou desenhos na areia são maneiras diferentes de passar seu recado de modo original e sempre rendem imagens interessantes.

5) Procure fundos coloridos: Eles chamam mais a atenção. Mas mantenha o resto da imagem simples, para não deixar a foto um verdadeiro “carnaval”.

6) Nada de pose: Quando fotografar suas amigas, crie situações descontraídas, fotos forçadas não ficam bem.

UntitledRy

7) Crie situações divertidas: Faça bolinhas de sabão, fantasie-se, compre um pirulito grande e colorido, bexigas. Invente situações que possam resultar em boas fotos.

Summersometimes you just need to take the first step

8) Desconhecidos na mira: Na hora de fotografar paisagens, espere por um momento especial para deixá-la mais atraente: pode ser um cachorrinho que passe brincando com o dono, duas crianças se divertindo, um casal de mãos dadas.

9) Busque inspiração: Procure no Flickr, no We ♥ It, fotos que você curta. Não tenha medo nem vergonha: tente fazer parecido, buscando elementos que se pareçam com as imagens que gosta.

Staring at the Mirrorhappy | Tumblr

10) Melhor hora: Tente fazer suas fotos à tarde ou de manhã, pois são as horas em que a luz está melhor. (fotografar no sol não é uma boa ideia, tente apenas aproveitar a iluminação, mas não diretamente ele) À noite, para fotografar na balada, por exemplo, procure um local mais iluminado.

11) Cuidado com o brilho da pele oleosa: Passe um pouquinho de pó antes, evite o uso do flash direto. Prefira o modo que mistura a luz ambiente com a do flash se sua câmera tiver corretor de olhos vermelhos, use. Se não, desencane e brinque de diabinha, roupas muito claras ou muito volumosas podem engordar, sorria muito e sempre!

❤️Statigram – Instagram webviewer

12) Enquadramento: Tente fugir da mania de colocar o assunto sempre no meio da foto. Deslocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante. Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.

13) Flash desnecessário: Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura. Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros. Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.

14) Flash necessário: Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento. Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.

 diamonds | via Tumblr

15) Cuidado com o fundo: Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano. Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.

Fotos | via Tumblr

16) Retratos: Aproxime-se. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios.

18) Fotos verticais: Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.

☀️

19) Aproveite a luz: Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado. A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados. É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3×4? Eis a resposta.

Essas dicas não passam de DICAS! Você pode ou não seguir á risca, mas NUNCA abandone seu jeito de ser, ok? Não tente demonstrar algo que você não é, não tente parecer que tem um estilo que não tem! Procure mostrar um pouco de você nas fotos sempre.

Pode ser que você também goste:

52 Comentários

  • Reply Deise Leite 25 de julho de 2014 at 13:55

    Amei as dicas e as fotos, arrasou! Bjs

  • Reply eusemqualidades 25 de julho de 2014 at 14:52

    Geente, adorei aqui. Ah, eu amo as fotos com detalhes. Tipo uma coisa espontânea sabe? Não aquilo de fazer posses e olhar pro horizonte e fazer cara de fome. Eu adoro essa coisa de pegar uma câmera boa e configurada e sair por ai se divertindo e consequentemente tirando fotos.

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 14:55

      As fotos espontâneas são as mais legais geralmente, eu adoro *-* E sair por ai fotografando é uma maravilha, hobby.

      Obrigada e volte sempre :D

  • Reply Yara Sousa 25 de julho de 2014 at 14:55

    Adorei as dicas! Estou planejando comprar uma câmera nova e aí vou me aproveitar de todas elas.
    Beijos!

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 14:56

      Own, que bom que gostou *-* Espero que dê certo :D
      Beijos e volte sempre!

  • Reply Lays Barros 25 de julho de 2014 at 15:44

    Ótimas dicas Teka! Adorei!
    Adoro fotografar e ser fotografada…
    Estou pensando em fazer um curso para me profissionalizar :)

    Beijinhos, Lah
    http://www.afeminina.com.br

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 17:11

      Fico feliz que tenha gostado *-* É sempre bom aprender novas dicas, principalmente pra quem adora esse universo de fotografia.

      Beijos e volte sempre :)

  • Reply Liah 25 de julho de 2014 at 16:19

    Amei as dicas, estava procurando algumas dicas assim há um tempinho.
    Bjs,http://heyliah.blogspot.com.br/

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 17:11

      Que bom que gostou *-* Agora é só colocar em prática!

      Beijos e volte sempre :)

  • Reply Júlia Cristine 25 de julho de 2014 at 16:28

    Amei as dicas, sou nova aqui no seu blog e já amei tudoo *-*

    http://meniinademoda.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/MeninaFashiion

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 17:12

      Owwwn, uma leitora nova, seja bem-vinda :D
      Espero que tenha gostado e obrigada! :)

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Ana 25 de julho de 2014 at 18:52

    Qual câmera você usa?

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 18:56

      Eu tenho uma Nikon P520!

  • Reply Camylla Abreu 25 de julho de 2014 at 18:56

    Meu Deus do céu, esse é um dos melhores posts que eu já vi! Muito bem feito, escrito e com dicas ótimas, Teka! Seu blog é muito amor <3 E esse post só me deu mais vontade de comprar uma câmera logo, como faz? hehe

    Com amor,
    http://www.keepcamy.com

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 19:16

      Owwwn, fico feliz que tenha gostado *-*
      Muito obrigada pelos elogios ♥
      E eu sou louca pra comprar uma câmera faz anos, até que ganhei de presente esse ano, é muito bom fotografar!
      Adorei seu blog, e espero que volte sempre, beijos :)

  • Reply Dyana 25 de julho de 2014 at 19:54

    Ameeei as dicas, nunca tinha visto um post tão completo dando dicas para fotografar! Super útil *u*
    Beijos ♥ | Guria da Beleza

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 19:58

      Owwwn, que bom que você gostou.
      Obrigada e volte sempre :D

  • Reply Bruna Vaz 25 de julho de 2014 at 19:58

    Adorei as dicas. Amo fotografia.
    Q site lindo <3
    http://www.tekatecla.com

  • Reply Bruna Vaz 25 de julho de 2014 at 19:59

    Adorei as dicas. Amo fotografia.
    Q site lindo <3
    bruvaz.wix.com/blogdavaz

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 20:00

      Own, obrigada *-*
      Volte sempre <3

  • Reply Márcia Soares 25 de julho de 2014 at 19:59

    Boas dicas! Por acaso costumo seguir muitas das dicas que escreveu no post!
    Beijinho, Márcia*

    http://inthemoonlightshadow.blogspot.pt

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 20:01

      Que bom que gostou :)

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Leticia Zanardo 25 de julho de 2014 at 20:11

    Amei as dicas, sao dicas de profissionais, usando as fotos ficarao incriveis *-*

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 20:12

      Que bom que gostou *-*

      Beijos e volte sempre :)

  • Reply Siça Ramos 25 de julho de 2014 at 20:56

    adorei as suas dicas….adoro fotografias tambem….Beijokas/Esta rolando um Concurso Cultural com vários acessórios para Nail Art
    http://www.estilopropriobysir.com

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 20:57

      Fico feliz que tem gostado :)
      Beijos e volte sempre!

  • Reply Bruna Silveira 25 de julho de 2014 at 22:26

    Oi Sthe!
    Ameeeei as dicas! Todas são super válidas e você colocou pontos bem importantes.
    Achei o post super completinho e vou usar muitas dessas dicas.

    Beijos sz http://capricha-no-look.blogspot.com/

    • Reply tekatecla 25 de julho de 2014 at 22:54

      Owwwn, muito obrigada *-* Espero que ajude :D

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Nath 26 de julho de 2014 at 00:47

    Adorei e vou tentar colocar em prática as dicas. <3

    • Reply tekatecla 26 de julho de 2014 at 08:04

      Ebaaa, que bom que gostou *-*
      Adorei seu blog e estou seguindo!
      Beijos e volte sempre :D

      • Reply Nath 26 de julho de 2014 at 13:23

        Ah, obrigada!! <3

  • Reply Sammy 26 de julho de 2014 at 01:21

    As dicas são super boas, vou anotar algumas aqui e colocar em pratica!

    La DiaboliqueFan Page

    • Reply tekatecla 26 de julho de 2014 at 08:05

      Own, que bom que gostou *-*
      Espero que dê certo :)

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Pâmella Cattrine 26 de julho de 2014 at 13:45

    Amei o seu blog muito lindo, fotos lindas, perfeito *-*
    E amei as dicas de fotografia amo fotografar (pelos menos eu mesma hehe), mas ainda não tenho uma câmera então uso comente a do celular :( E então as fotos não ficam tão perfeitas,só quando tem uma boa iluminação! Mas amei as dicas e vou tentar usa-las pra ver se da uma melhorada nas fotos *-*
    Beijoos

    • Reply tekatecla 26 de julho de 2014 at 21:31

      Owwwn, muito obrigada viu <3
      Fico feliz que tenha gostado e espero que as dicas sejam úteis pra você :)
      E sobre a câmera, te entendo :( agora que ganhei a minha de presente quero sair fotografando tudo… Mas espero que consiga comprar a sua rápido.

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Jaque Orrico 26 de julho de 2014 at 15:18

    Primeiro: estou apaixonada pelo blog! O conteúdo é ótimo e vc escreve super bem, continue assim <3 Segundo, adorei esse post, e tudo o que vc mencionou são itens importantes para uma boa foto. E terceiro, obrigada pela visita no meu blog e te mencionei no último post que fiz lá. Beijos ♥
    http://counting-stars-blog.blogspot.com.br/2014/07/tag-7-coisas.html :D

    • Reply tekatecla 26 de julho de 2014 at 21:23

      Owwwn, muuuito obrigada pelos elogios *-*
      Pode deixar vou visitar seu blog :)

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Thayse 26 de julho de 2014 at 21:12

    Awn, como eu eu amo fotografia! Que post lindo <3 Parabéns


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    • Reply tekatecla 27 de julho de 2014 at 00:50

      Obrigaada *-* Que bom que gostou <3

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Ohana 26 de julho de 2014 at 21:57

    Ótimas dicas! Realmente úteis <3
    Um beijo,
    Ohana do Don’t be so shy <3

    • Reply tekatecla 26 de julho de 2014 at 21:58

      Que bom que gostou *-*
      Beijos e volte sempre :)

  • Reply Renata 27 de julho de 2014 at 09:22

    Ola Sthefani, passei para conhecer seu blog e amei as dicas de fotos. Não sou profissional na area de fotografia mas, amo o assunto. Todas dica para uma foto linda são validas. Parabéns pela pagina. Beijos beijos
    http://mon-jardin-byrenatas.blogspot.fr/

    • Reply tekatecla 27 de julho de 2014 at 14:13

      Owwn, muito obrigada pelos elogios ♥ Fico feliz que tenha gostado e espero que as dicas te ajudem :)

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Kamila Cavalcante 27 de julho de 2014 at 12:36

    Adorei a dica, adoro fotografia, mas tô guardando essa paixonite pra quando conseguir comprar uma câmera que preste, sabe? kk
    Já estou seguindo seu blog, beijos!
    http://kamilacavalcante.wordpress.com/

    • Reply tekatecla 27 de julho de 2014 at 14:15

      Eu te entendo! Antes de comprar minha câmera, eu também não saia fotografando tudo por ai, e agora… SOCORRO! hahahaha

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Cali Amorim 27 de julho de 2014 at 15:32

    Adorei as dicas, se seguirmos boa parte delas conseguimos tirar fotos excelente, até mesmo com câmera compacta. O uso do macro nas compactas é quase essencial, já que ela não consegue focalizar tanto como uma semi.
    http://www.rainhadecopas.com.br/

    • Reply tekatecla 27 de julho de 2014 at 15:47

      Que bom que gostou *-*

      Beijos e volte sempre :*

  • Reply Sabrina 27 de julho de 2014 at 15:36

    Nossa, que post incrível!
    Está recheado de boas informações, e bem completo, creio que ajudará bastante,. Adoreeei!!!

    • Reply tekatecla 27 de julho de 2014 at 15:50

      Own, que bom que gostou *-* Espero que faça bom aproveito e te ajude :)

      Beijos, obrigada e volte sempre :*

  • Reply yaaasminnn12345 1 de agosto de 2014 at 20:08

    Amei seu post, muito bem escrito e as dicas são mega importantes na hora do click. Sem sombra de dúvidas esse é um dos melhores posts sobre dicas fotográficas que eu já li na blogosfera. Beijos ♥♥

    http://www.blogalemdaescrita.blogspot.com

  • Deixe o seu comentário